Hoje falarei sobre um tema que gera uma grande procura dos pacientes aos pronto atendimento ortopédicos. A dor nas costas, ou, como conhecida pela Ortopedia, Lombalgia.
Por que a dor nas costas é tão frequente? Primeiramente pela bipedestação, ou seja, o ato de caminhar somente em dois membros. Diferente dos outros animais, o homem, ao andar somente com as pernas, aumentou a alavanca sofrida pela coluna vertebral, deixando-a mais suscetível a lesões. Além disso, trabalhos braçais, que exigem o carregamento de muito peso, acabam prejudicando ainda mais a coluna, que sofre estresse continuamente. E não podemos esquecer do inverso, pessoas que ficam muito tempo em escritórios, com baixa demanda física, que acabam esquecendo de fortalecer a musculatura da coluna, aumentando também o estresse por ela sofrida.
Quando devo me preocupar? Alguns sinais e sintomas são indicativos de doenças mais sérias na coluna, e não somente a dor relacionada ao estresse muscular (disparadamente a mais comum). Sintomas como dor durante a noite, dor que não piora a movimentação, febre, escape ou retenção de urina devem ser investigados, principalmente no caso de pacientes com algum grau de comprometimento do sistema imunológico (em vigência de quimioterapia, usuários de drogas injetáveis, renais crônicos, etc.). Aqueles paciente com dor há mais de 6 semanas, que não melhoram com medicamentos via oral, também devem ser investigados.
Ficou com dúvida? Está com algum dos sintomas acima? Procure um médico ortopedista. Certas doenças, quanto mais cedo são tratadas, apresentam melhores chances de cura.
Dr. Daniel A. Mello